Batuque de Umbigada.Tradição de origem Africana ( Banto ), preservada na região de Piracicaba, Tietê, Capivari e Rio Claro, a tradição da Umbigada foi praticada em diversas reigões do Brasil e outros países, ganhando características de acordo com a região onde se desenvolveu.
O PORQUE DA UMBIGADA ?
Dentro da Cósmogonia Banto e grande parte dos povos Africanos o Umbigo representa "nossa primiera boca", o ventre materno "nossa primeira morada", como dizia o escritor africano Amadou Hampaté Bá ( Mali ) no capítulo onde ele descreve a própria mãe, cita a seguinte frase "Mãe é Oficina Divina", fazendo referencia ao ventre materno onde se projeto e se desenvolve a maior obra de Deus "A Vida".
Portanto estas tradições de origens africana trazem em suas manifestações elementos que ao mesmo tempo são considerados profanos, tambem tem muito do sagrado.
Nossas tradições vem propor este dialogo do tradicional com o comtemporaneo recodificando elementos dessas antigas tradições e reconhecendo-os nos movimentos atuais e devolve-los aos seu verdadeiros herdeiros prícinpes e princesas dessas tradições, nossos jovens.
Nós do Grupo de Batuque de Umbigada, Projeto Casa de Batuqueiro, Ass. Cultural Erês temos como compromisso junto estas tradições propor este diálogo intercultural onde o outro com toda certeza será ouvido.
Veja como o próprio texto se refere ao seu autor, "nós do Grupo de Batuque de Umbigada".
ResponderExcluirPrecisamos deixar claro quando copiamos o texto e quando escrevemos nossas ideias. A descrição do batuque provavelmente será a partir de citações, já a reflexão sobre a dança deve ser feita a partir dos textos lidos, das reflexões e discussões em sala de aula.