sábado, 4 de junho de 2016

Licença, que eu vou rodar, no carrossel do destino

Há muito tempo que eu queria cursar a disciplina de Teatro e Cultura Popular, mas sei lá porque cargas d'água este meu desejo demorou tanto a se concretizar. Mas, enfim, estou aqui estudando este universo da cultura popular e regional que tanto me atrai e estimula a pesquisar. Estes nossos encontros semanais aos sábados de manhã, tem me acordado (literalmente) para valores, impulsos, quereres, gostos - que estavam há certo tempo meio que adormecidos. Então este ligeiro e intenso contato com estas práticas e modos de compreender arte e pensar arte sobre o viés dos saberes populares, me tirou do confortável solo conceitual-acadêmico que a universidade nos dispõe. Levando-me para lugares outros em que as certezas já não são tão certas, e a neutralidade nem é mais tão possível - somente as perspectivas, os pontos de vistas, as compreensões singulares construídas pelo olhar (etnocenológico) de cada um.
Reencontrei nas minhas navegações (refletindo e futucando os saberes compartilhados na disciplina) por ilhas virtuais, meu grande mestre da cultura Popular, Antonio Nóbrega. Tive a oportunidade de me aprofundar um pouco mais sobre a forma que ele desenvolveu de fazer arte, e recordei o quanto esta maneira tem a ver com a minha, ou pelo menos com a que almejo ter.
Reavivei em mim as lembranças referentes as práticas populares que já conheci e assisti ao longo da minha jornada, o que me proporcionou uma afirmação das minhas raízes, da minha herança cultural, quiçá da minha ancestralidade. Folia de reis, folia do divino, folia de nossa senhora do rosário, congado, caiapó, maracatu, coco, cacuriá, cavalo marinho - estas e outras espetacularidades vieram a tona para serem novamente brincadas e cantaroladas. Me despeço com o trecho de uma linda canção de Antonio Nóbrega:

"Deixo os versos que escrevi/ As cantigas que cantei
Cinco ou seis coisas que eu sei/ E um milhão que eu esqueci.
Deixo este mundo daqui/ Selva com lei de cassino;
Vou renascer num menino/ Num país além do mar...
Licença, que eu vou rodar/ No carrossel do destino."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LABIRINTO

elenco de O labirinto, apresentaçao no encerramento do ano de 1917 no curso de teatro da UFU