segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Carimbó


Carimbó



Carimbó é uma manifestação típica do estado do Pará, possuindo origem indígena, mas com o passar do tempo sofreu diversas influências, principalmente da cultura negra. Seu nome é uma referência ao tambor que marca o ritmo, feito de tronco de madeira e pele animal, que junto ao curimbó são os instrumentos base para a música, a dança e o canto do Carimbó.

De modo geral, o Carimbó dança-se descalço, os homens utilizando calças brancas e simples, algumas vezes com a bainha enrolada, herança dos antigos negros coletores de caranguejos nos manguezais, chapéus de palha e camisas coloridas, já as mulheres com saias longas e rodadas possuindo estampas florais coloridas, blusas brancas, pulseiras e colares de sementes, e flores ornando os cabelos.



Abaixo um trecho extraído do Artigo O Carimbó em Algodoal e seus aspectos, de Sônia Maria Reis Blanco, onde são relatadas as principais características no que diz respeito a dança, a música e a poesia do Carimbó:



A dança de carimbó, diz respeito a reunião de pessoas em pares num círculo, que dançam soltos, evidenciando o cortejo, a conquista, onde o homem dança ao redor da mulher.

A música do carimbó entre outras características é andante, de ritmo binário simples, modo maior. A estrutura do canto é responsorial, acompanhado pelo instrumental.

A poesia do carimbó contém versos curtos que são repetidos. A maioria dos versos dizem respeito ao cotidiano do povo, descrevem seus amores, trabalhos, locais onde vivem e suas lendas, expressam sua gente.

A diferença do carimbó em cada região revela-se mediante ao tipo de trabalho, o mesmo é considerado como uma manifestação de lazer do canto de trabalho.

Algumas expressões são específicas do carimbó. (Salles, 1969: 259, 266), “cantadeira ou cantador de carimbó” refere-se ao solista que canta o carimbó;

“batedores de carimbó” diz respeito aos que tocam os tambores; “tiradores de carimbó” remete à pessoa que inicia o canto no carimbó. Menezes (1993: 347, 348) também utiliza algumas expressões, como “orquestras de pau e corda” para referir-se ao carimbó executado com o acompanhamento de percussão e voz; “dançadores de carimbó” para mencionar os dançarinos do carimbó.

De acordo com o desenvolvimento social, econômico e de localização dessas regiões, vão surgir interferências no tipo de carimbó encontrado; daí o motivo de mudanças no carimbó quanto ao instrumental, coreografia, indumentária e organização de grupos.


Alguns vídeos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LABIRINTO

elenco de O labirinto, apresentaçao no encerramento do ano de 1917 no curso de teatro da UFU