A palavra xaxado é uma onomatopeia do barulho xa-xa-xa, que os dançarinos fazem ao arrastar as alpercatas (sandálias) no chão durante a dança. A palavra também pode ter surgido, devido a uma atividade do sertanejo, que é “xaxar” a vagem do feijão para retirar o caroço.
(Lampião e Maria Bonita)
No inicio denominava-se Xaxado, apenas a música que era usada como fundo para a dança Pisada. Havia uma diferença entre Xaxado que era a música e a Pisada que era a dança. O Xaxado servia para que sobre ele se dançasse um tipo de coreografia, sendo duas coisas distintas que com o passar dos tempos se misturaram e hoje se diz: “Eu vou dançar o Xaxado!", já não se diz: "Eu vou dançar a pisada!".
O xaxado foi difundido como uma dança de guerra, entretenimento e celebração à vitória pelos cangaceiros, notoriamente do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, no inicio dos anos 1920, em Vila Bela, atual Serra Talhada. Na época, tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, mesmo porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço. Faziam da arma, geralmente um Rifle Winchester, a dama. A presença feminina apareceu depois da inclusão de Maria Bonita e outras mulheres ao bando de Lampião. Naquela época, dançavam em fila indiana. A pessoa da frente, que sempre é o chefe do grupo, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.
A estrutura básica do xaxado é da seguinte forma: avança o pé direito em três e quatro movimentos laterais e puxa o pé esquerdo, num rápido e deslizado sapateado. Os passos estão relacionados com gestos de guerra, são graciosos, porém, firmes.
A dança do xaxado é vista como uma dança riquíssima em sua cultura e extremamente folclórica. E seus instrumentos eram o pífano, zabumba, triângulo e a sanfona. As roupas eram sempre em tons marrons e cáqui, de couro para que se protegessem dos espinhos da caatinga do sertão e sempre acompanhadas do rifle e da alpercata do mesmo material.
Xaxado
Luiz Gonzaga
Xaxado é dança macha
Dos cabra de Lampião
Xaxado, xaxado, xaxado
Vem lá do sertão
Xaxado, meu bem, xaxado
Xaxado vem do sertão
É dança dos cangaceiros
Dos cabras de Lampião
Quando eu entro no xaxado
Ai meu Deus
Eu num paro não
Xaxado é dança macha
Primo do baião.
Referências:
http://pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xaxado
http://artecenica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1075705521
Matheus Silvério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário