segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Muito Prazer,Capitão Virgulino!

Cia. PeQuod
Eu poderia estar postando sobre a Cia Fiorini, por que filmei o espetáculo, mas como fizeram antes, venho recorrer ao meu segundo plano!

Bem o cordel em todas as suas versões nos leva a história de Lampião uma controversa figura nordestina que tem o habito de causar sentimentos extremos, isto é uns o admirão enquanto outros o temem, uns lhe chamam de bandido enquanto a outros seu adjetivo seria herói!
Diante de uma figura tão complexa como Lampião me atrevo a escolher como suporte para esta postagem a montagem A Chegada de Lampião ao inferno da  Cia. PeQuod - teatro de animação.
Pílula crítica
Era o aniversário de 10 anos do grupo quando eles pararam para refletir sobre o quanto suas peças apesar de muita influência americana como na peça Filme Noir em que isso fica claro uma vez que homenagem o gênero homônimo do cinema. sempre guardava brasilidade também, através de musicas, elementos cênicos e na própria constituição de seus bonecos que voltando a citar Filme Noir apresenta bonecos brasileiros, mamulengos em algumas cenas. No entanto para ir de vez ao encontro do nosso pais em toda a constituição de um espetáculo, Miguel Velinho junto da PeQuod decidem de dentre tantos "lampiões" existentes, o deles seria com base no Lampião de barro de  Mestre Vitalino, recorrendo ao Alto de Moura em Caruaru, interior de Pernambuco onde o Mestre Vitalino vivia, a Companhia encontro cores, ritmos cheiros e feições para o Espetáculo.
Foco em cena (mais imagens ótimas nessa pagina recomendo)




Em conversa com o Mário Piragibe que estava presente nesta montagem e contribuiu com o texto, bem como também fica claro através da sinopse, a peça funde a história de lampião a elementos da Divina Comédia e se constitui por dois momentos, um totalmente sem palavras e feito somente com bonecos e outro em que elementos se fundem para contar de modo incrível a história do Capitão Virgulino envolvendo, atores, bonecos e objetos.
Sendo assim, o que essa peça tem em relação a nossa disciplina?
TUDO:


  1. Começando pela imagem de Lampião, tradicional figura popular não só do cordel, mas que serve de inspiração para criação de inúmeros personagens, bem como também serve de material para criação e recriação da história dele próprio através da criatividade de inúmeros artistas.
  2. O uso de uma história de Cordel, tradição popular brasileira que somente aqui no blog já foi citada mais de uma vez entre postagens. 
  3. Cores vivas e elementos do ambiente nordestino, que se perceberem no vídeo em link com o nome da peça, dialoga diretamente com as cores o ambiente nordestino e suas figuras conhecidas.
  4. Por que não citar também o fato de usarem uma apropriação ao usarem elementos de comedia de Dante Alighiere termo que estudamos em nossas primeiras aulas pelo livro de Peter Burke.
Bem assim termino minha postagem, que espero que seja agradável aos leitores. Qualquer erros de concordância que sempre costumo deixar lamentavelmente, assinalem pelos comentários ou caso tenha acesso para isto, acertem por favor...


Referências

PILULA CRITICA, Pílula crítica: “A Chegada de Lampião no Inferno”, Cia. PeQuod. Disponível em < http://freakshowbusiness.wordpress.com/2009/04/21/pilula-critica-a-chegada-de-lampiao-no-inferno-cia-pequod/>. Data de acesso 18/08/2014.
FOCO IN CENA, A chegada.Disponível em <http://www.focoincena.com.br/a-chegada-de-lampiao-ao-inferno/2725>.Data de acesso 18/08/2014.
FIAC, Lirismo e horror. Disponível em <http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/a-chegada-de-lampiao-no-inferno-se-apresenta-neste-sabado29-no-fiac/>.Data de acesso 18/08/2014.
COMUNICAÇÃO LIVRE."Workshop de teatro de animação" e "A cehgada de lampião no Inferno".Disponível em <http://noticia-comunicacaolivre.blogspot.com.br/2013/09/workshop-de-teatro-de-animacao-e.html>Data de acesso 18/08/2014.
CIA. PeQuod. Informações sobre peças.Disponível em <http://www.pequod.com.br/>.Data de acesso 18/08/2014.
FIAC Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LABIRINTO

elenco de O labirinto, apresentaçao no encerramento do ano de 1917 no curso de teatro da UFU