segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Shakespeare com cultura brasileira


O espetáculo infantil “Uma peça como eu gosto”combina obras de William Shakespeare com elementos da cultura popular brasileira: Viviane Netto, Laura Telles e Leonardo Miranda encarnam Cordélia Viola, Desdêmona Catarina e Tróilo Cimbelino. Embora os personagens sejam de outros textos do dramaturgo inglês, no palco, os atores representam uma trupe que viaja pelo Brasil encenando “Romeu e Julieta”, “Hamlet” e “A tempestade”. Em cartaz no Teatro Fashion Mall, a peça mistura referências do trabalho de Shakespeare para despertar nas crianças a vontade de pesquisar sobre o autor.

— Uma ideia da Companhia Histórias pra Boi Dormir é sempre trabalhar com clássicos para as crianças, e desta vez pensamos no Shakespeare. Às vezes, ele parece distante do universo lúdico infantil, e quisemos trazê-lo para perto. Nós transformamos as tragédias em comédia — conta Viviane, que desenvolveu o projeto ao lado de Laura.

Os atores dividem o palco com bonecos e são embalados por ritmos brasileiros, como o maracatu. Marcelo Morato ficou encarregado de adaptar as obras para o espetáculo. Embora destinado às crianças, o texto mantém citações e referências que os adultos identificam.

— Tentei associar cada texto do Shakespeare com a temática que ele levanta e fiz brincadeiras com o enredo da peça que os três atores da história representam. Tentamos trazer as obras para a realidade das crianças e usar elementos da cultura do país. Tem os coronéis do Nordeste, o clima de São Paulo e um personagem que mora numa ilha e remete ao índio brasileiro — exemplifica Morato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LABIRINTO

elenco de O labirinto, apresentaçao no encerramento do ano de 1917 no curso de teatro da UFU