domingo, 17 de agosto de 2014

Cia Carroça de Mamulengos - Pano de Roda


Não posso falar de Carroça de Mamulengos sem citar minha afetividade com essa família. Tantas vezes já passaram por Uberlândia... E uma delas me lembro das crianças (também era uma) estudarem por um tempo na mesma escola que eu... Tive bons tempos com eles...
Lendo uma agenda minha da época, achei o seguinte: "Queria ter nascido nessa família para poder ir embora com eles. Vou ser assim quando crescer. Quero fazer teatro."
Não poderia escolher outro grupo para esse exercício de escrita.



A Cia Carroça de Mamulengos é formada por uma família (que está cada vez mais crescendo) que se denominam: brincantes, atores, contadores de histórias e palhaço, que viajam há 35 anos pelo Brasil apresentando sua arte.

Qual arte?

A integração da arte e da educação na formação dos filhos e de quem os assiste. Misturando o canto, a dança, a música, os bonecos e os elementos circenses aliados a brincadeiras e manifestações populares diversas. Com a forte presença da memória, a companhia continua até hoje andando por aí  uma van carinhosamente apelida de de Brasilino. Como eles mesmos denominam: parte dos integrantes da Cia.

Atualmente a Cia viaja se apresentando em feiras, praças, festivais e teatros. Segundo eles "o picadeiro, para essa família, é sagrado é a extensão do próprio lar".



Os integrantes:


Carlos Gomide, Shirley França, Maria Gomide, Antônio Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Isabel, Luzia, Iara Gomide, Elen Carvalho, Beto Lemos, Ana Rosa e Brasilino.



Além de espetáculos, a Cia conta com diversas oficinas: Alimentos da Terra, Brinquedos populares, Cameloturgia e Bonecos. Neste link você poderá acessar as especificidades de cada uma delas..

O espetáculo analisado neste post será o "Pano de Roda" - Um espetáculo inspirado em cenas de tradicionais de palhaço, conhecidas e vivenciadas pelo Carroça de Mamulengos nos seus 35 anos de trajetória”


O espetáculo conta a história de uma trupe de circo que já está quase acabando, não tem estrutura de lona e conta somente com seu pano de roda. Em meio a confusão uma dupla tenta trabalhar no grupo e só “atrapalha”. A cia atravessa por piadas e gags clássicas de antigos palhaços, além de utilizar de clássicas referências de manifestações culturais espalhadas pelo Brasil como: teatro de mamulengos, contação de histórias, boi bumbá, a burrinha, a boneca de pano e claro, acompanhados por música ao vivo.
O cenário todo construído com retalhos de pano, se constrói uma verdadeira colcha de retalhos que ligam essas manifestações em um só espetáculo – uma caracterísica própria do grupo.

Aqui você pode ver o espetáculo na íntegra:


Ficha Tecnica
Concepção, direção, dramaturgia, roteiro, bonecos, cenario, figurinos, cenotecnica e produção de base: Cia Carroça de Mamulengos
Direção musical: Beto Lemos
Brincantes: Schirley França, Francisco Gomide, Elen Carvalho, João Gomide, Matheus Gomide, Pedro Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide Músicos: Beto Lemos e Maria Gomide
Cenas de palhaço, poesias e desenhos para arte grafica: Antonio Gomide
Parceiros convidados
Direção de cena: Odília Nunes e Duda Maia
Dramaturgia: Rosyane Trota
Figurino: Carlos Alberto Nunes
Cenografia: Carlos Alberto Nunes e Fernando Mello
Iluminação: Aurelio di Simone
Direção corporal: Duda Maia
Técnico de som: Andreas Sepulveda
Tecnico de luz: João Gioia
Costureira: Louzinha Paiva
Assistentes de costura: Maria Zelia e Maria Lucia, Ana Rosa
Pinturas: Marcio Heider
Arte gráfica: Flavia Correia
Fotos e videos: Samuel Macedo
Assessoria de imprensa: Luciana Bento – Pauta Positiva

Equipe de Produção: Alex Nunes, Fabiana Vilar, Letícia Suevo, Letícia Verônica, Pedro Yudi e Roberto Jerônimo.
Estagiário de Produção: João Eizo
Produção Executiva; Augusto Oliveira
Direção de Produção: Sergio Saboya

Realização: Cia Carroça de Mamulengos e Galharufa Produções Culturais.
Agradecimentos: Zezito (palhaço Pilombeta), Jamelão ( O diamante Negro), Cosmo Silva (palhaço Sucata), Mauro Kury, Nino Rodrigues, Evelin Carvalho, Christina Strevan, João Resende e seja noite ou seja dia viva a estrela que nos guia.

Mais informações sobre a Cia Carroça de Mamulengos acesse o site: carrocademamulengos.org


E curta a página do Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LABIRINTO

elenco de O labirinto, apresentaçao no encerramento do ano de 1917 no curso de teatro da UFU